A crescente consciencialização sobre a alimentação e a procura de soluções mais saudáveis tem originado novas formas de cozinhar e as fritadeiras elétricas são um dos melhores exemplos.
Todos adoramos fritos, mas sabemos que devemos evitar pelos poucos benefícios deste tipo de alimentação. Uma das soluções que muitos encontraram foi passar a utilizar o forno para confecionar alimentos (como batatas fritas, por exemplo), mas sem utilizar óleo de fritar, o grande causador de problemas neste tipo de alimentação. Claro que o forno tem as suas desvantagens, como o tempo que demora a aquecer e, consequentemente, o tempo que demora a cozinhar os alimentos, para não falar do custo energético envolvido.
Há já mais de uma década, surgiram as fritadeiras elétricas como solução para este problema, mas inicialmente, pelo menos em Portugal, a adoção deste utilitário de cozinha foi bastante parca. Durante a pandemia, que ainda atravessamos, vimo-nos confinados em casa e a procura por soluções de confeção culinária rápidas e saudáveis disparou. De repente, Portugal descobriu a fritadeira elétrica e os seus benefícios.
Com a fritadeira de ar quente podemos cozinhar os nossos tão amados fritos, mas sem prejudicar a nossa saúde e sem esse peso na consciência. Basta acrescentar as batatas, nuggets, douradinhos, entre muitos outros alimentos, no depósito da fritadeira, selecionar o programa ou, manualmente, definir o tempo e temperatura, esperar. É como um mini forno, mas muito mais rápido. Se fica exatamente igual à fritura tradicional com óleo? Não fica, mas pode ficar até melhor. Por exemplo, há quem borrife um pouco de azeite para os alimentos já no depósito da fritadeira para dar aquele aspeto dourado e delicioso que tanto apreciamos nos fritos. Ao optarmos por fritar em algum modelo de fritadeiras elétricas, a nossa saúde agradece e poupamos imenso tempo.
Existem vários modelos disponíveis no mercado com preços que podem ir de cerca de 80 a 200 euros. A variação no preço deve-se ao tamanho do depósito de alimentos, funções e programas, potência e, claro, à marca.
Vantagens
- Fritam sem necessidade de óleo (podemos adicionar pequenas quantidades para dar aquele toque dourado que tanto apreciamos nestes alimentos);
- Aquecem muito mais rápido que um forno, o que nos permite poupar imenso tempo na preparação da refeição;
- Extremamente versáteis, pois permitem confecionar vários tipos de alimentos de várias formas (fritar, cozer, grelhar e assar);
- Facilmente laváveis, podemos remover apenas o depósito e colocar na máquina de lavar;
- Preços bastante acessíveis, ainda que alguns modelos mais completos e com depósitos maiores possam custar duzentos ou mais euros;
- Como não utilizam óleo, não deixam aquele cheiro intenso e duradouro que permanece nas cozinhas quando fritamos comida;
- Facilidade de utilização (basicamente selecionamos o tempo e temperatura, a máquina faz o resto por nós).
Para quem procura uma solução para comer fritos sem prejudicar a saúde, ou simplesmente uma forma de preparar refeições simples e rápida, a fritadeira elétrica é uma máquina indispensável na tua cozinha.